11.7.09

A ética em jogo: Deputado pego na mentira na CPI do mensalão quer volta do diploma para jornalista

Crédito da foto: Camara dos Deputados

Não seria pedir muito, se o STF no acórdão que será publicado ao final do processo que julgou a obrigatoriedade do diploma para jornalista e que Graças à Deus , uma da maiores distorções contra a Liberdade de Expressão no Brasil foi corrigida por 08 Nobres Ministros, o documento pudesse conter para alguns diplomados sindicalistas, “uma camisa” de força! Essa "cumpanheirada" é doida mesmo! Os caras só falam em "conquistas", "perdas", da categoria... Caramba! Ninguém fala em trabalho, só em "ganhos". E alguns, ainda sonham que uma PEC proposta por um honrado senador (Antonio Carlos Valadares - PSB- SE) da base de Lula e um deputado do PT que foi pego na mentira no episódio no mensalão, DERRUBEM UMA CLÁUSULA PÉTREA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Os dois, juntamente com a Fenaj, com o suposto apoio de Michel Temer, presidente da Câmara, querem PEITAR UMA DECISÃO DO SUPREMO EM FAVOR DA DEMOCRACIA E CONTRA PRIVILÉGIOS DE ALGUNS SINDICALISTAS, num momento que a absoluta falta de ética nocauteia o Congresso! É CLARO QUE NENHUM DELES ESTÁ QUERENDO DEFENDER JORNALISTAS E SIM, PROJEÇÃO POLÍTICA, ÀS VÉSPERAS DE UMA ELEIÇÃO EM 2010. A saída para não só os jornalistas, mas, COMUNICADORES DO BRASIL É UMA SÓ: DEFENESTRAR A FENAJ QUE É A ÚNICA CULPADA POR EXPOR O JORNALISMO AO RÍDICULO! Respondam que conquistas e melhorias foram obtidas para o jornalista através dessa pelegada fenajista? Esse presidente oriundo do PT e a diretoria está pensando mesmo é nas contribuições dos "manés" sindicalizados! Esse é o maior "medo" da "catiguria", viu? Sem gente besta para contribuir esses sindicatos "morrem" ou vão bater na porta do Planalto enquanto o PT mandar. Basta ver a “cumpanheirada” dos sindicatos atolada na Petrobrás, BB, CEF, e outras estatais que agonizam com má gestão e roubo desenfreado.

O senador Valadares como é um idealista, homem honrado e sério, creio que sairá desta “corrida maluca” contra a decisão do STF que restaurou um Direito do Cidadão (ele como advogado sabe disso), mas, quanto ao deputado Pimenta e os Fenajistas, a coisa é mais complicada. Pimenta e Murilo estiveram em um programa da TV Câmara defendendo o diploma... Não seria bom para Murilo se acompanhar de gente assim que mente descaradamente e com mandato! São esses "éticos" que num episódio como o mensalão agiram assim e na mesma época queriam o Conselho Federal de Jornalismo com o "inocente" Zé Dirceu e, Lula deu um cascudo na "fenajada" desaprovando o ato! Lula tem diploma? Murilo e Pimenta tem, agora, Lula foi e é mais inteligente! Aos que falam mal dos não diplomados fazendo comparações, tomem cuidado sim com a Fenaj e a pelegada "ética", pois, um dos pilares dessa gente é dividir classes por diploma, cor, raça e por aí, vai! Pimenta e Murilo culparão os mestres que foram seus professores, por falta de ética? Com diploma ou sem diploma, tem gente que está pronta para o debate. Difícil será debater ética com quem não tem. O deputado não tem qualificação para falar de ética à não ser no papel! Dele sabemos (Deputado Paulo Roberto Severo Pimenta PT/RS): O deputado gerou uma confusão ao apresentar na CPMI do Mensalão uma lista falsificada com nome de parlamentares que fazem oposição ao governo. Inicialmente o parlamentar, que na época era vice-presidente da comissão, afirmou ter recebido das mãos do advogado de Valério uma relação de saques ocorridos em 1998. Na primeira versão Pimenta disse que o empresário não havia tornado pública a listagem por não possuir recibo dos saques. O surgimento do falso documento ocorreu após o deputado Júlio Redecker (PSDB/RS) ter cobrado explicações do deputado sobre o teor da conversa mantida por ele, de forma privada, com Marcos Valério após a sessão da CPI. Sobre a carona, o deputado primeiramente negou a informação. Mais tarde, com a comprovação do fato registrado pelas câmaras da garagem do parlamento, Pimenta voltou atrás dizendo ter pegado carona até um ponto de táxi. De acordo com o parlamentar, pegou carona por acreditar que o carro “era da segurança do senado”. O advogado do empresário mineiro Paulo Sérgio de Abreu negou ter entregado ao deputado a relação e afirmou que o deputado tentou "blindar" o ex-ministro José Dirceu durante a carona. Com as novas evidências o parlamentar mudou a versão para a origem da lista afirmando que obteve a relação na própria CPI e que o documento apócrifo fazia parte dos autos de uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal. Diante do desmentido, o deputado renunciou ao cargo de vice-presidente da comissão.

Não seria então, uma boa matéria para os “éticos diplomados jornalistas” deste País? Venderia jornal ou não? Leiam: Deputado mentiroso defende diploma! - Paulo Pimenta - PT/RS. - 8/7/2009 - Ementa: Altera dispositivos da Constituição Federal para estabelecer a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. Explicação: Altera o § 1º do art. 220 da Constituição Federal de 1988. - Este cidadão defende o diploma e anda de mãos dadas com Murilo da Fenaj. Mas, Pimenta tem revés na ética... Inicialmente o parlamentar, que na época era vice-presidente da comissão, afirmou ter recebido das mãos do advogado de Valério uma relação de saques ocorridos em 1998. Na primeira versão Pimenta disse que o empresário não havia tornado pública a listagem por não possuir recibo dos saques. O surgimento do falso documento ocorreu após o deputado Júlio Redecker (PSDB/RS) ter cobrado explicações do deputado sobre o teor da conversa mantida por ele, de forma privada, com Marcos Valério (um dos operadores do mensalão)... O resto está contado acima. Mas, este deputado é “formado”, tem diploma. E aí? Ao menos é o que se lê no site da Câmara dos Deputados. Mas, vamos analisar o porque de tanta relutância em não aceitar que não diplomados em jornalismo exerçam a profissão. Fato é que nunca se viu tanta verborragia quanto agora que o STF derrubou a ridícula exigência do diploma para “jornalista”. Em nenhum País civilizado essa profissão (que exerço e possuo registro no MTBE) requer um canudo que se “paga” em qualquer universidade que ofereça o tal de “comunicação social”. Num país onde o mandatário maior tem a quarta série, uma turba de sindicalistas que só pensa no “aumento” dos salários e “conquistas” e uma luta “interminável” contra os patrões que lhes ajudam a por o pão na mesa, quer tomar “forma” de esperneio contra uma decisão do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL! A Fenaj, O PT e todos os demais não entendem que: - "Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade. "(Albert Einstein).

O STF reiterou o princípio de liberdade de expressão consagrado na Constituição Federal, em cláusula pétrea que independe de regulamentação, pilar da própria existência do Estado Brasileiro. O diploma “obrigatório” à toda atividade jornalística, poderia ser utilizada para impedir a expressão de opinião especialmente contra a classe política, tão violentada por escândalos, não esqueçamos os que acontecem no Senado, onde honrados senadores são equiparados a outros sem honra, sem nenhuma DISTINÇÃO e, Por que? É que na história do Brasil nunca houve uma campanha de DESMORALIZAÇÃO do Congresso como agora no governo do PT! Eu que acompanho diariamente a TV Senado posso testemunhar que não se pode comparar a atuação (não confundir com condição ética) de um Arthur Virgílio, Papaleo Paes, Tasso Jereissati, Sérgio Guerra, Mário Couto, Pedro Simon, Kátia Abreu, Rosalba Ciarlinni, Marisa Serrano, Jarbas Vasconcelos, Mão Santa, Mozarildo Cavalcanti, José Agripino, Paulo Paim e outros, à um Romero Jucá, Renan Calheiros, João Pedro, Idelli Salvati, Fátima Cleide, Wellington Salgado...Não dá, não tem comparação! De Romero Jucá adiante só se pode concluir que são simples “empregados comissionados” do governo Lula (para dizer sempre sim). O PT que era o arauto da ética, hoje é o mais aético partido da República e o PMDB de Ulysses, como já foi insinuado por um de seus integrantes e pelo senador Tão Viana (que reputo como um senador comprometido com as causas sérias do País) é apenas uma “prostituta de luxo” com privilégios do Planalto em troca de “favores” monetários. Na Ditadura (NECESSÁRIA CONTRA A OUTRA PIOR, COMUNISTA QUE QUERIA SE INSTALAR) os Generais jogavam limpo, dizendo que eram eles que não queriam que ninguém falasse do governo, então, os opositores do governo se preparavam para o contra-ataque e enfrentavam o “inimigo” cara a cara. Hoje, com Lula? O ataque vem da mídia “diplomada” que nas redações pautam suas colunas, matérias e artigos pelas moedas advindas da Petrobrás, da CEF, do BB... O alvo? O Congresso! Que País resiste a um ditador sem um Congresso Forte e Cônscio de suas PRERROGATIVAS CONSTITUCIONAIS? Lula difere em que dos ditadores do Irã, da Coreia, de Caracas...? Somente na astúcia e no pagamento em moeda do apoio ao seu desgoverno, já que o desejo de domínio é o MESMO! Essa é a VERDADE.

Ao Senado cabe REFERENDAR A DECISÃO DO SUPREMO QUANTO A PRESERVAR A CONSTITUIÇÃO! Estes dois Poderes estão em risco! Basta ver que a república dos sindicatos do PT cada vez mais, investe contra o Senado e o STF, com jornalistas diplomados em seus blogs e muitos abertamente em sites, desrespeitando o Ministro Gilmar Mendes, com palavras de baixo calão, inclusive! Há uma campanha GENERALIZADA NA MÍDIA PARA ACABAR COM O SENADO (A CÂMARA NÃO EXISTE MAIS, É UMA EXTENSÃO DO EXECUTIVO, LÁ AS COISAS ESTÃO COMO O DIABO QUE LULA DISSE QUE NÃO DESPERTASSEM NELE, ESTÁ) E OS ATAQUES SÃO EM CONTA GOTAS, AOS POUCOS... MINANDO RESISTÊNCIAS, DESTRUINDO REPUTAÇÕES COM DINHEIRO DA PETROBRÁS, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA... OS CARAS FABRICAM ATÉ “CURRÍCULOS” PARA QUEM LULA DETERMINA! A Dilma virou “doutora” sem, ser, Lula é “estadista” sem ser, este “asinino” Celso Amorim que se diz “doutor’ não é reconhecido pela London School of Economics (LSE), supostamente antes de descoberta a farsa montada por ele, o mesmo “era”. Onde vamos parar gente? Vou requerer na Justiça que a minha esposa há 26 anos, tire “diploma” de cozinheira para continuar cozinhando para mim e meus filhos e netos, certo? Ela pode querer meu “diploma” de “bom marido” para que continuemos juntos e tudo estará bem. O STE exigirá diploma de presidente para o próximo do Brasil nas próximas eleições e só quem poderá concorrer ao cargo é quem já foi! Com a popularidade “em alta”, VOLTA LULA! Então, está combinado: Diploma para gari, para verdureiro, filha, filho, pai, mãe... Ah, o de Jornalista tem que ter além do adicional de ética, 13 anos de comprovação (Em nível de doutorado) no estudo do nosso Dicionário Aurélio, 03 anos de comprovada audição de “Blowing in the Wind” atestado pelo perito Molina e cantado pelo senador Eduardo Suplicy. Se não for consenso, proponho que TOMEMOS TODOS, VERGONHA NA CARA E CUIDEMOS DO NOSSO PAÍS, QUE SERÁ O LAR DOS NOSSOS FILHOS E NETOS E QUE A ÉTICA SAIA DO VENTRE, NÃO DE UM PEDAÇO DE PAPEL. Do contrário, ela, a Ética, estará em jogo, Paulo Pimenta que o diga, a Fenaj que desminta e Lula que continue dizendo: “Eu não sabia”.

Marcos Matias

Radialista, Jornalista e

Acadêmico de Direito