11.7.09

O Leito de Procusto e o diploma de Jornalista


Edgar Rodrigues

Procusto foi um torturador famoso, cujos serviços foram prestados a vários imperadores da Antiguidade. Um dos métodos do torturador era o chamado “Leito de Procusto”, que consistia em um leito em madeira, de dimensões de 1,80 m de comprimento por 0,80 m de largura. Aos prisioneiros que eram encaminhados a Procusto, o “trabalho” consistia em faze-lo deitar no leito, amarrar uma das correntes à cabeça, em volta do pescoço, e uma roldana que era interligada a uma alavanca. Um par de correntes amarrava cada perna do coitado, interligando-o a outra roldana que era também ligada a outra alavanca. Até aí tudo bem. O plano seguinte era verificar se o tamanho do prisioneiro coincidia com os extremos do comprimento do leito.

Se o corpo do prisioneiro era menor que o comprimento do leito, Procusto, através das alavancas, “esticava-o” até chegar ao tamanho certo. Se, ao contrário, o corpo do prisioneiro ultrapassava o comprimento do leito, o torturador “acertava-o” cortando com um machado bem afiado “o que sobrava”, a partir dos membros inferiores.

Há algumas semanas, saiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de isentar o exercício dos jornalistas brasileiros da exigência do diploma de nível superior. A maior alegação dos magistrados, é a de que a exigência do diploma contribuiria, de certa maneira, para o cerceamento da liberdade de opiniões, feto este muito utilizado no nosso período passado, e sombrio, da ditadura militar. Por outro lado, e a favor dos magistrados de nossa Suprema Corte, é inconcebível tornar a arte do Jornalismo um processo científico, uma vez que o seu exercício está interligado ao foco narrativo e descritivo de retratar a realidade dos fatos, sem o rebusco lingüístico de uma literatura capsulizada, em determinada categoria, assim como acontece com os economistas (economês), magistrados (juridiquês) etc.

Alguém já leu em algum jornal que um transexual sofreu uma cirurgia de oblação do órgão copulador? Ou já constou uma nota policia, publicada em um veiculo de comunicação, que a “supérstite do senhor Alfredo Lima restringiu o elo vital de sua prole?”. Nos dois termos, o relato da noticia tomaria esta forma: o transexual se submeteu a uma cirurgia de mudança de sexo e a viúva do senhor Alfredo Lima matou os filhos que tinha em comum com o seu ex-marido”.

Por que exigir um diploma de nível superior para o profissional que escreve uma linguagem bastante simples e acessível a todos? Nas leitura de um veiculo de Comunicação, seja jornal, revista, transmissões via rádio, TV, Internet, como procurar atingir um público geral, seja ele “pós-PHD” ou um simples cidadão letrado, o jornalista vai opta sempre em utilizar uma linguagem simples, de maneira que todos entendam. Clareza e objetividade na leitura não são domínios exclusivos das academias.

A decisão do STF foi bastante sensata porque, se restringisse, abriria precedente para “colocar no olho da rua, com o auxílio da Policia Federal, no dia seguinte à sentença, todos os profissionais sem diploma”, como falou, diversas vezes, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá, em entrevistas pelo jornal, rádio e noticiário de TV. Há vários trechos de suas entrevistas na Internet.

Imaginem se a decisão do STF fosse outra: só no Amapá, milhares da famílias estariam desempregadas, e a nenhuma delas seria atribuída a culpa de estarem no mercado de trabalho desempenhando suas funções.

Não sou contra o diploma de jornalista, tampouco contra os profissionais graduados, e credito a eles minhas reverências e respeito porque, pelo menos, em meu local de trabalho há uma convivência pacífica entre todos. O que precisa ficar claro é que as funções de jornalismo já existiam muito antes do aparecimento dos cursos superiores. O trabalho que as instituições de ensino estão fazendo é apenas dar um cunho cientifico ao conteúdo curricular das disciplinas.

Os profissionais de nível superior devem ser respeitados, mas deveria haver, também, o crédito do respeito, por parte deles, aos grandes mestres do Jornalismo que contribuíram, em outrora, para o desenvolvimento de nossa profissão. O que precisa ficar claro, é que a profissão de jornalista no Brasil obedece aos mesmos critérios dos Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá, Japão e Itália, e se pauta através do foco narrativo de um profissional, que retrata pela literatura usual, a realidade tal como ela é, deixando para o leitor as conclusões dos fatos decorridos e suas repercussões para a nossa vida cotidiana.

Essa desenvoltura do jornalista esta mais interligada ao “fazer” do cronista, do poeta, do escritor em geral, muitos dos quais (Machado de Assis é um exemplo) não necessitaram de uma academia para o exercício de suas habilidades e a desenvoltura de seus talentos.

De repente nos vem à baila, o famoso clichê inglês, citado por Aldous Huxley na sua obra As Portas da Percepção, de que “nem a melhor receita de comida substitui um bom jantar”. O cientificismo e o exercicio da práxis sempre serão os dois lados de uma mesma moeda, que embora sejam opostos (cara ecoroa), fazem parte da identidade do artefato cambial com o componente essencial.

Numa sociedade pluralista (ainda bem) como a nossa, que sempre foi um receptáculo hibrido da doxografia universal (temos vivências históricas de várias raças e várias inteligências: americanas, européias,asiáticas, etc), e nesta marcha da globalização e que vivemos, oportunizados pela Internet, onde a Informação saiu do domínio exclusivo de uma classe (a dos jornalistas) e se extratificou em outros universos mais acessíveis (refiro-me aos blogueiros e internautas em geral), não se pode mais “restingir” o seu domínio, tampouco capsulizar os conteúdos em vasos distintos.

Frear esse processo da Informação de maneira que seja gerenciado exclusivamente por profissionais com diploma de Comunicação, já é uma tarefa impossível, pois a Comunicação já está democratizada, e seu exercício só pode ser efetuado em clima de liberdade de opiniões.
Cercear, então, seria como colocar “seu corpo” num “leito de Procusto”.
E fazendo isso, naturalmente seria inútil porque, nas noticias, niveladas, capsulizadas e passadas por um crivo, seus restos cairiam nos baldes contíguos ao “leito”... sem alma... como um corpo que, após torturado, jaz sem vida.